20 de outubro de 2014

Japão aumenta seu poder de letalidade e auto-defesa.



Novos navios da classe Izumo farão o Japão extremamente capaz em relação a auto defesa,  tornando-o uma das nações com capacidade mais letal no planeta. O porta-helicópteros JDS Izumo vem passando por testes de mar intensivos desde o final de setembro, e  o Japão se prepara para lançar também dois destróieres da classe ao longo dos próximos dois anos.
Uma vez prontas, essas embarcações de classe Izumo vão melhorar muito a capacidade, anti-submarino, de superfície, combate aéreo e atividades de assalto anfíbio
Aspectos importantes: Em primeiro lugar, capacidade anti – submarino. a classe Izumo pode potencialmente dobrar a capacidade anti-submarino do Japão. Atualmente, destróieres da classe Shirane do Japão pode levar 9 ou 10 helicópteros, montar duas equipes anti-submarino e levar 16 torpedos também anti-submarino, enquanto os seus grupos de batalha pode equipar 42 torpedos MK-46 anti-submarinos e alguns mísseis 112 ASROC, também anti-submarino, que têm um alcance de 11 km e 22 km, respectivamente. Por outro lado, os destróieres da classe Izumo poderão transportar 14 helicópteros, cinco equipes anti-submarinos e 40 torpedos também anti-submarino, com grupos de batalha que pode equipar 42 MK-46 e 104 ASROC, mísseis anti-submarino. 
Em Segundo lugar, combate aéreo. A classe Izumo pode mais do que o dobro da capacidade atual de combate aéreo do Japão. Os Grupos de batalha de classe Shirane vêm equipados com mais de 300 SM-2MR, RIM-série 7 e RIM-162 mísseis navio-ar com alcance de 16 km e 150 km. Em comparação, o Izumo pode transportar oito F-35 caças furtivos e levar 32 AIM-120, mísseis de médio alcance, e 16 mísseis de curto alcance. Seus grupos de batalha também pode estar equipados com mais de 400 mísseis navio-ar com alcance de 16 km a 150 km. 
Terceiro lugar, combate na superfície. A classe Izumo pode mais do que triplicar a capacidade de combate anti-navio do Japão. O atual destróier de classe Shirane pode transportar 56 mísseis que têm um alcance entre 90 km e 200 km. Mas, com até oito caças F-35 a bordo, o navio da classe Izumo pode transportar até 48 feitos noruegueses de ataque, alargando o seu raio anti-navio até 640 km. Ao mesmo tempo, grupos de batalha da classe Izumo também pode levar mais de 90 mísseis “ship-to-ship”. 
Quarto lugar, combate anfíbio. O classe Izumo vai levar a um aumento dramático no alcance do Japão e gerar agilidades de combate anfíbio. No momento, três navios de desembarque da classe Oosumi do Japão podem ser carregados com 990 militares de marinha, seis embarcações de desembarque e 30 tanques. Cada “carrier-class” Izumo, por outro lado, podem transportar 500 soldados e vários helicópteros e aviões, com uma plataforma que pode atender a cinco helicópteros ou MV-22 Ospreys simultaneamente. Duas embarcações da classe Izumo serão capazes de transportar 1.000 soldados para a linha da frente ao mesmo tempo, reforçando as capacidades de defesa e de invasão.

Isso é um grande gerador de preocupação quando se considera que o Izumo é na verdade um grande deck anfíbio.
 Parece cada vez mais evidente que o Japão é o freio da agressão chinesa na área. Atualmente os EUA pensam em contar com o Japão como principal aliado na área, adaptando suas forças de defesa àquilo que o país poderá oferecer depois que os navios da classe Izuno estiverem em operação.

Nenhum comentário: